Stakeholders – Qual sua importância processo de desenvolvimento de aplicativo?

No mundo dos negócios e na área de sistema de informação, existe muitos termos que precisamos aprender, alguns são até criados de acordo com o tempo, exemplo: “Pivotar” é uma palavra que não existe na lingua portuguesa, mas foi criada pelo ecossistema das Startups, que indica retirada de funcionalidades que estejam dando mais trabalho do que resultado, visto que uma startup precisa de um retorno urgente para validar a ideia executada.

Dessa forma o stakeholder tem como conceito uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização, ou seja, é uma pessoa que pode sem você saber influenciar nas decisões do projeto em andamento. Por isso conhecer todos os stakeholder, faz toda diferença nas tomadas de decisões e entregas de features.

Uma estrutura próximo do que consegue encontrar com facilidade é como a imagem acima. Você sendo o gestor do projeto, precisa saber a importância de cada pessoa vinculada ao seu projeto.