Achismos

Aí o produtor começa:

“Quero reformar esse pasto, eu vi na TV que o melhor capim é tal, o que você acha?”

“Eu preciso comprar mais gado para ganhar mais dinheiro, o que você acha?”

“O que dá dinheiro mesmo é mexer com soja e milho.”

Dentre tantos outros achismos que escutamos por aí.

 

Bom, vamos lá…

Propriedades rurais são empresas rurais! Toda regra tem exceção! Quase sempre.

Nesse caso, a exceção é se a pessoa tiver um imóvel rural destinado para lazer. Fora isso, independente do tamanho, se trabalha, produz, comercializa e gera renda com essa propriedade, é uma empresa rural.

Como em toda empresa, é preciso ter organização, planejamento, gerenciamento, controle administrativo e financeiro, recursos humanos, contabilidade e gestão.

 

No Agro temos um pacote premium, que inclui ainda: clima, sazonalidade de produção, pragas, doenças, logística, frete, flutuação de preço das commodities, escassez de mão-de-obra, dificuldade de acesso à internet, além de outras particularidades regionais.

Não tem como levar como era feito antigamente, invernada e boi de 5 anos não pagam mais as contas. O mundo mudou, os negócios se transformaram e a pressão só aumenta a cada dia. Quando você pensa que domina uma área, lançam 10 produtos, 7 cultivares, 3 softwares e 2 novas técnicas de produção. Pronto, você já está desatualizada (o).

Como não temos bola de cristal, achar não é nada confiável.

 

Dados e informações embasam tomadas de decisão. É necessário anotar, acompanhar, observar, analisar, se informar e tomar as rédeas do negócio.

“EUquipe” não faz sucesso, montar um time, unir pessoas, propósitos em comum e realizar, é o que traz resultados a longo prazo.

Profissionais não acham. (Ponto final.)

Não existe capim milagroso, o melhor capim é o que for adaptado para as condições de clima e solo da propriedade. Primeiro passo, fazer análise de solo.

 

Comprar mais gado se não tiver manejo e alimento suficiente nem para os animais que já estão na propriedade, não vai fazer ganhar mais dinheiro, vai aumentar ainda mais o prejuízo. Primeiro passo, levantar a capacidade de suporte da propriedade.

Soja e milho dão dinheiro se o produtor der condições para que a planta expresse o seu máximo potencial produtivo. Faça o mesmo com o capim!

Geralmente, o segredo de negócios prósperos é ter bons líderes, profissionais especializados e confiança.

 

Drª Emanuelle Beatriz

Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Sistemas Integrados de Produção Animal.
É produtora rural, consultora do Agro, empresária e uma entusiasta da transferência de conhecimento!

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Know how

O mundo digital é tão presente em tudo que fazemos, que passa a impressão de que esse avanço ocorre de maneira padronizada em todos os setores. Só que isso não é uma realidade. Em muitas áreas, ainda estamos engatinhando e o caminho a ser percorrido é longo e de muito aprendizado.

 

Já falamos aqui sobre o importante papel da tecnologia da informação no gerenciamento de negócios rurais. Algumas propriedades despontam no aporte tecnológico, desde maquinários ultramodernos à softwares de última geração. Vamos dar sequência ao artigo passado e nos ater aos softwares.

 

Considerando as ferramentas disponíveis no mercado e a avaliação dos usuários, alguns pontos de melhoria têm sido relatados.

Os programas apresentam muitas abas ou janelas até que se consiga chegar na informação desejada.

A correlação de informações é rasa e não entrega os insights esperados.

Os clientes utilizam menos de 10% do que é oferecido no pacote de serviços.

A utilização de termos técnicos e nomenclaturas complexas dificultam o entendimento e o uso das aplicações do programa.

 

Os resultados são apresentados com um campo de visão limitado ao que foi diretamente informado nos dados, não permitindo uma avaliação abrangente de respostas que de fato farão diferença no campo. Insights importantes passam despercebidos e a Inteligência Artificial – IA não cumpre seu papel.

 

Como solucionar essas demandas? Eis a questão.

 

A resposta é buscar profissionais especializados de cada área, com foco na complementariedade e usar o “know how” de cada um para oferecer produtos e serviços customizados para as propriedades rurais. Cientistas de dados e consultores do Agro formatando ferramentas estratégicas para atuar dentro da porteira.

 

Margens estreitas, mercado instável, custos elevados, não há espaço para amadorismo. A profissionalização da atividade agropecuária é um caminho sem volta. Engatinhar não é suficiente, a velocidade com que se aprende a andar e correr define quem vai se destacar nas próximas décadas.

 

Magia tecnológica

Os sistemas produtivos têm avançado a cada ano. São diversas mudanças ocorrendo ao mesmo tempo nos mais diferentes setores. Essa dinâmica acelerada está fazendo uma seleção criteriosa, forçando os produtores e profissionais da área a acompanharem seu ritmo. Como em toda corrida, temos aqueles que chegam primeiro, quem vai caminhando e os que ficam para trás. No Agro, os últimos colocados vão sendo desclassificados, não conseguem mais se manter na competição e outros assumem o seu lugar.

 

Difícil dizer qual é o principal fator para o insucesso de uma propriedade, temos numerosos requisitos a serem cumpridos e várias pessoas envolvidas. Antigamente o produtor era o ponto chave da propriedade e tomava decisões sozinho. Hoje isso está mudando, a necessidade de aumentar a capacidade produtiva demandou profissionais especializados, que junto aos proprietários compõem o time da tomada de decisão.

 

Não se pode errar. Humaninhos erram, isso é fato. Expertise é determinante para minimizar a chance de isso acontecer. O jogo é jogado. E só se ganha com acertos, o máximo possível. Uma frase atribuída a Michael Jordan resume bem: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

 

Equipe, esse é um dos pontos que tem feito diferença na assertividade da atividade agropecuária. Forma-se um time, com funções bem definidas. Para as instruções, são necessárias informações, ou nesse caso, dados da propriedade.

 

O primeiro passo é a anotação de tudo que acontece dentro da porteira, vale para pequeno, médio ou grande produtor. Só assim é possível mensurar se a atividade está sendo lucrativa ou não. O próximo step é verificar o que precisa ser corrigido ou melhorado. E isso precisa acontecer de forma rápida, minimizando possíveis perdas e maximizando resultados.

 

Papel e caneta. Cadernetas. Bloco de anotações. Livro controle. Computadores. Notebooks. Planilhas. Softwares. Programas.

Unificar informações. Analisar dados. Interpretar resultados. Tomar decisões.

Humaninhos. Trabalho em equipe. Celeridade.

Finalizadas as considerações, vamos para o que efetivamente tem funcionado na prática.

 

O mundo digital ainda não está tão popularizado na zona rural quanto deveria. Sinal de celular é difícil em alguns locais, quem dirá acesso à internet. Papel e caneta são a base, permanecerão por longo tempo, e o melhor, funcionando, como sempre foi.

Depois da escrita, entra a magia tecnológica.

 

Os registros podem ser rapidamente lançados em programas que farão a organização, correlação e fornecerão resultados. A velocidade da máquina e as habilidades de profissionais competentes permitem gerar insights para identificar e solucionar problemas, alavancar a produtividade e aumentar a rentabilidade.

 

A união de mentes do Agro e da Tecnologia da Informação tem tornado isso realidade, viabilizando uma verdadeira transformação tecnológica na gestão de propriedades rurais. Uma ponte conectando o offline da terra ao online da nuvem com rapidez e eficiência.

 

Drª Emanuelle Beatriz

Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Sistemas Integrados de Produção Animal.
É produtora rural, consultora do Agro, empresária e uma entusiasta da transferência de conhecimento!

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A informação e a prudência

O cultivo do solo para a produção de alimentos é realizado há milhares de anos. Uma peça fundamental no processo é o uso de fertilizantes. Preparar o solo, adubar e disponibilizar nutrientes em quantidade suficiente para um adequado desenvolvimento das culturas é fundamental para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

 

Na produção de fertilizantes, alguns players se destacam como principais fornecedores e suas relações impactam diretamente nos mercados importadores.

 

Nos deparamos com uma guerra entre Rússia e Ucrânia.

 

As consequências sociais são devastadoras. As questões geopolíticas e comerciais são profundamente afetadas. Os resultados são imprevisíveis.

 

Produzir alimentos permanece sendo uma necessidade essencial. Qual será o impacto deste confronto na produção mundial é uma incógnita. Uma única tomada de decisão pode mudar tudo a qualquer instante.

 

Os principais nutrientes usados nos sistemas produtivos são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). O gigante da produção agrícola não é autossuficiente nos fertilizantes e depende do mercado externo, 90% do potássio usado na produção brasileira é importado, por exemplo. Os principais países fornecedores são Rússia, Belarus, Canadá e China, responsáveis por 80% da produção de cloreto de potássio do mundo.

 

Os adubos nitrogenados são fornecidos principalmente por China e Rússia.

 

A produção de adubos fosfatados é mais abrangente, com o mercado sendo abastecido por China, Rússia, Arábia Saudita, Marrocos e Estados Unidos.

 

A Rússia é um dos principais produtores globais de fertilizantes (NPK), sendo responsável por suprir aproximadamente 25% da demanda do Brasil.

 

O desabastecimento de um desses macronutrientes pode ocasionar redução da área de produção e/ou aumento dos custos, que vão culminar na elevação de preços para o consumidor final. A quantidade, qualidade e distribuição de alimentos para a população mundial é uma preocupação crescente.

 

Muita especulação, pouca informação. Destinos incertos.

 

Momentos desafiadores criam grandes oportunidades. Por mais dura que seja a realidade.

 

Governos e grandes grupos já estão buscando alavancar a produção em fontes de seu próprio país. Negociações estão sendo expandidas e diversificadas.

 

Novos mercados estão emergindo.

 

Na incerteza dos próximos caminhos, a informação e a prudência são valiosos aliados.

Drª Emanuelle Beatriz

Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Sistemas Integrados de Produção Animal.
É produtora rural, consultora do Agro, empresária e uma entusiasta da transferência de conhecimento!

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Weekend Top

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Criar conta de desenvolvedor de aplicativo [App Store e Google Play]

Para ter seu aplicativo disponível para download nas lojas mais conhecidas como App Store (Apple) e Play Store (Google), é necessário a criação da conta de desenvolvedor, existe diferenças entre elas, seja na contratação, no valor ou o tipo de suporte prestados por ambas.

Vamos falar primeiro da App Store:

  1. Criar a conta da Apple clicando aqui.
  2. Em seguida criar a conta de desenvolvedor logando com sua conta criada no item anterior clicando aqui, chegando até a parte de pagamentos pagando a taxa anual de $99 dólares que é o valor até o momento, preencha corretamente todas as informações, importante que a liberação da conta é feita com um ou dois dias para subir o seu primeiro aplicativo para a loja.
  3. Em seguida terá o acesso ao ambiente de desenvolvedor igual a esse abaixo:

Pronto está com ambiente pronto para divulgar seu aplicativo nas lojas da App Store.

Agora vamos falar da Play Store:

  1. Primeiro passo é simples e rápido basta acessar essa conta clicando aqui.

como mostra na imagem acima, aceitando o contrato do desenvolvedor, logo em seguida pagando a taxa que atualmente está de $25 dólares com pagamento único e inserindo as informações iniciais, já terá o espaço pronto para enviar para revisão o seu aplicativo.

Igual a tela abaixo: 

Dessa forma, você os acessos necessários para começar entrar no processo de publicação do aplicativo.

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Passo a passo para a publicação do seu aplicativo na loja App Store

Primeiro passo para a publicação de aplicativo para a loja da App Store é ter um computador da App Store, é isso mesmo, não é possível de outra forma até o presente momento.

Estando com um computador da App Store (Mac, iMac, Mac Mini), precisa autenticar esse computador com a conta que foi criada para desenvolvimento, se não tem uma conta ensinamos aqui como criar a sua.

Em seguida o programador que desenvolveu seu aplicativo, irá usar o Xcode, uma ferramenta específica para programação Swift e outras linguagens, o mais importante que é através dessa ferramenta que será possível subir uma versão do seu aplicativo para a iTunes Connect.

Quando ele disponibilizar o arquivo com a versão inicial, aparecerá as informações que precisam ser preenchidas, que são:

Informações do App:

  • Nome
  • Subtítulo
  • URL da política de privacidade
  • Categoria do aplicativo

 

Preço e disponibilidade:

  • Caso queira deixar o app gratuito, deixe setado com as configurações padrões.

 

Agora sim a versão do aplicativo compilado: [Importante que cada versão é diferente uma da outra, por isso que essa parte que é editado inicialmente e enviado para revisão

  • Todas as telas:
    • Tela de 6,5 pol ⇒ em pixel é 1125px de largura por 2436px de altura.
    • Tela de 5,5 pol ⇒ em pixel 750px de largura por 1334px de altura.
  • Texto promocional 
  • Descrição completa
  • URL de Suporte
  • URL de Marketing
  • Palavras-chave
  • Informações para equipe de revisão
    • Pergunta se é necessário iniciar sessão
      • Se sim: passar o login e senha
    • Notas para orientação do revisor do seu aplicativo.
      • Escolher anexo se necessário.
    • Informações de contato, caso precise de entrar em contato contigo.
      • Nome e sobrenome
      • E-mail
      • Telefone/Celular
    • Copyright do dono do aplicativo

Separado todo o conteúdo acima, basta preencher e enviar para revisão, o ambiente de teste ele é disponível assim que sobe a compilação no TestFlight, falo melhor sobre o ambiente de teste em um post em breve.

Enviado para revisão demora de 24 a 72 horas para resposta da equipe da App Store, para contestar seu app, solicitando mais informações e nas maiorias das vezes apontando os problemas, você ajusta o problema e sobe novamente para revisão, até ser aprovando e apara o status PRONTO PARA VENDA.

Fique atento a mais informações, se tiver dúvidas nos mande no comentário, faremos um post sobre, ou assina nossa newsletter, estaremos enviando informações referente a aplicativo.

 

[mc4wp_form id=”283″]

 

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Passo a passo para a publicação do seu aplicativo na loja Play Store – Google

A Play Store é a loja oficial do Google para distribuir o aplicativo da plataforma Android, conta com mais de () tipos de dispositivos disponíveis para download do seu aplicativo.

Diferente da Apple que o processo começa pelo programa Xcode, na Play Store o processo começa online. Ensinamos a criar uma conta da Play Store nesse post.

Após cria sua conta e terá o botão acima [CRIAR APP] azul, que pode ser visto na imagem acima.

Sempre que vamos criar um app na loja eu faço o checklist de todos os dados, já pré-definido em um word. Não esqueçam que é nesse momento que se aplica de forma a ganhar download a estratégia de ASO (APP STORE OPTIMIZATION), que é a técnica que ensino na aula gratuita de MKT para Aplicativos.

  • Checklist primário (ASO – Primeiro fator de busca da loja)
    • Título (até 50 caracteres)
    • Breve descrição (até 90 caracteres)
    • Descrição completa (até 4.000 caracteres)
  • Checklist secundário (Gráfico)
    • Ícone (512px por 512px)
    • Telas de apresentação: tanto para telefone, tablet, android Tv e Wear Os (tamanho padrão 1080px de largura por 1920px de altura ou no modo horizontal os valores inverso, sendo: 1920px de largura por 1080px de altura).
    • Gráfico de recurso (1024px de largura por 500 pixel de altura)
    • são os itens obrigatórios.
  • Itens que pode te ajudar nas divulgações (opcional)
    • Gráfico promocional (180px de largura por 120px de altura)
    • Banner de TV (1280 de largura por 720 de altura)
    • Vídeo promocional (Link do youtube)
  • Categorização (obrigatório)
    • Tipos de app
    • Categoria
    • Tags (Palavra-chave) ==> um dos pontos principais que ajuda no (ASO) importante a criação e o monitoramento
    • Classificação do conteúdo (importante, já tivemos aplicativo que ficou fora do ar, por um dia por conta de não ter preenchido esse item)
  • Detalhes de contato
    • Site (opcional)
    • E-mail (obrigatório)
    • Tefefone (opcional)
  • Política de privacidade
    • Sugerimos que sempre preencha para não ter problema com a exclusão repentina do seu aplicativo no Google Play.

Feito isso, iremos começar com o primeiro passo que é validar seu título:

Ao clicar no [CRIAR APP] 2 coisas são pedidas no inicio o idioma padrão e o título.

Em seguida irá para essa página abaixo:

Basta preencher tudo e colocar o programador com acesso de gerente de lançamento para subir o APK do aplicativo e estará pronto para enviar para revisão do Google Play. Estima-se um tempo maior que o normal na sua primeira publicação.

Receberá um e-mail indicando que seu aplicativo está disponível para download.

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Stakeholders – Qual sua importância processo de desenvolvimento de aplicativo?

No mundo dos negócios e na área de sistema de informação, existe muitos termos que precisamos aprender, alguns são até criados de acordo com o tempo, exemplo: “Pivotar” é uma palavra que não existe na lingua portuguesa, mas foi criada pelo ecossistema das Startups, que indica retirada de funcionalidades que estejam dando mais trabalho do que resultado, visto que uma startup precisa de um retorno urgente para validar a ideia executada.

Dessa forma o stakeholder tem como conceito uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização, ou seja, é uma pessoa que pode sem você saber influenciar nas decisões do projeto em andamento. Por isso conhecer todos os stakeholder, faz toda diferença nas tomadas de decisões e entregas de features.

Uma estrutura próximo do que consegue encontrar com facilidade é como a imagem acima. Você sendo o gestor do projeto, precisa saber a importância de cada pessoa vinculada ao seu projeto.