10 fatores para analisar antes de criar seu aplicativo

10 fatores para analisar antes de criar seu aplicativo

Listamos neste post para o blog, 10 fatores importantes que não pode ser negligenciado, pois analisar isso antes te ajudará a começar do jeito certo, imagina você pagar por um desenvolvimento de aplicativo a um programador, se não tem anotado as informações básicas para tomadas de decisões.

 

Atuamos em desenvolvimento de aplicativo a mais de 5 anos e já passou por nós vários clientes, uns que ainda estão ativos até hoje e outros que desistiram do seu projeto, dois de 10 pontos aqui citados a empresa App Maria é expert no assunto, o item 7 e 10 depende de terceiros, mas estamos sempre em parceria para atender o cliente.

 

Vamos aos fatores em ordem de execução:

 

  1. Público alvo
  2. Objetivo do aplicativo
  3. Concorrência
  4. Permissões do aplicativo
  5. Qual linguagem usar?
  6. Infraestrutura básica para funcionamento do aplicativo
  7. Política de privacidade
  8. Classificação indicativa
  9. Publicar o aplicativo
  10. Estratégia de marketing

 

  1. Público alvo

No início da nossa empreitada a 5 anos atrás tínhamos algumas dificuldades em trabalhar o público alvo, pois imagina só, estamos falando de públicos em todas as classes, A,B,C e D, todos possuem um smartphone com acesso a lojas de aplicativo (AppStore ou PlayStore) todos os anos mais de 143 bilhões de aplicativos são baixados somente no Brasil fonte, criar um aplicativo em meio a tantos bons aplicativo exige encontrar o público alvo correto, por isso, no processo de prototipagem do aplicativo trabalhamos inicialmente após o briefing a criação de uma persona real.

 

Esse processo de criar uma persona real, fez toda a diferença, pois no fim da prototipagem de aplicativo essa persona participa do teste, ou seja, antes mesmo de gastar com programação.

 

  1. Objetivo do aplicativo

Identificar a necessidade do negócio para criação do aplicativo, vai fazer toda a diferença dos milhões de aplicativo que existe publicado.

  • Seu aplicativo precisa realmente ser criado, ou poderia ser um web progressive app? O item 4 irá nos ajudar a responder esse questionamento também, além do vídeo sobre PWA.
  • Já tem um site e identificou a necessidade de criar um aplicativo?
  • A única forma do negócio existir é através do aplicativo?
    • Ex.: Uber
  • Seu aplicativo irá impactar na adição de serviço para um terceiro
    • Ex.: iFood 
      • Exige atenção do balconista(lojista) para que a triangulação (cliente, lojista e motoqueiro) aconteça perfeitamente.

 

  1. Concorrência

Na consultoria de prototipagem de aplicativo também abordamos o estudo a fundo dos concorrentes caso houver, o que fazer se não houver concorrente do seu aplicativo, procure um aplicativo que se aproxima ao máximo do que você pretende criar.

  • O que analisar no aplicativo dos seus concorrentes?
    • Review da loja! Exatamente, corre lá nas resenhas como é chamado os comentários com as avaliações do aplicativo e veja exatamente o porque o seu concorrente ganhou 5 estrelas e 1 estrela.

 

  1. Permissões do aplicativo

Permissões do aplicativo te ajuda a responder se você realmente deve criar um aplicativo ou simplesmente um PWA (Progressive Web App) resolveria, já que existe funcionalidades que somente utilizando recursos específicos do celular pra existir, poderia listar inúmeros aplicativos nesse sentido como:

  • Instagram
    • Imagina usar o instagram sem o recurso da câmera de celular?
  • Uber
    • Como poderíamos encontrar o cliente de forma rápida se não fosse o recurso de GPS?
  • Waze
    • Quantas pessoas começaram a ter coragem de andar em SP de carro, depois que surgiu o Waze? rsrs (Eu mesmo quando estou em SP de carro, não ando uma quadra sem esse aplicativo).

Saber as permissões do aplicativo necessário para a criação do seu app, vai te ajudar a tomar a decisão também para a escolha do próximo item.

 

  1. Qual linguagem usar?

Falo sobre as 3 camadas de forma detalhada neste post, é importante analisar os itens anteriores e principalmente o custo estimado para o desenvolvimento do aplicativo, mas de forma breve temos:

  • PWA (Progressive Web App)
  • Híbrido
    • React Native
    • Flutter
  • Nativo
    • Swift
    • Kotlin
  1. Infraestrutura básica para funcionamento do aplicativo

Neste item é a escolha do seu servidor, é importante escolher servidor que dá suporte para programação relacionada a aplicativo, essa é a escolha que se for negligenciada por afetar diretamente ao rendimento do aplicativo, em alguns caso não acontece a efetivação do desenvolvimento, pois terá inúmeros bugs, por falta de suporte para linguagens que são específicas para mobile, então qual servidor usar?

  • Tenho um post somente sobre isso aqui, mas em resumo:
    • Amazon
    • Google Cloud
    • Digital Ocean

 

  1. Política de privacidade

Esse item já fez aplicativos ao qual nós desenvolvemos ser retirado do ar, simplesmente por ser negligenciado, embora seja algo relacionado ao jurídico é importante o analise prévio por parte do cliente, é necessário!

 

Após o ocorrido com um dos nossos clientes, como cito acima, ficamos parceira de uma empresa ao qual sempre indicamos aos nossos clientes os seus serviços, pois é uma empresa de advocacia focado em startups e empresas de tecnologia e além de tudo tem como foco a prevenção de problemas estudando por exemplo a fundo a política de privacidade de cada loja de aplicativo.

 

  1. Classificação indicativa

Aparentemente parece ser pouco importante, mas a classificação indicativa defini se o seu aplicativo é para crianças ou não em resumo faz toda a diferença no tipo de linguagem e imagens a serem utilizadas.

 

  1. Publicar o aplicativo

Tenho dois post falando sobre a criação da sua conta de desenvolvedor na Play Store e na AppStore.

 

Mas nesse ponto vou abordar a importância do ASO (App Store Optimization), é a forma de conseguir criar relevância para ser encontrado com palavras-chaves pelo buscador da sua loja, visto que não é possível pagar para impulsionar dentro das lojas a única forma de estar nas primeiras posições do buscador dentro da loja é fazendo um bom ASO do seu aplicativo.

  • Um naming coerente com o objetivo do seu aplicativo
  • Imagens do aplicativo com tópicos da proposta de valor ajuda
  • Texto de descrição com as funcionalidades e objetivo do aplicativo

 

  1. Estratégia de marketing

Quando finalizo a consultoria de prototipagem de aplicativo entrego um protótipo e toda regra de negócio do aplicativo, com todas as diretrizes necessárias para o desenvolvimento, entrego também o orçamento detalhado. 

 

Próximo passo para o cliente é decidir pelo desenvolvimento ou não do protótipo criado, caso seja sim, em paralelo ao desenvolvimento precisa estar ativo também o trabalho de marketing do lançamento e manutenção de marketing do aplicativo, temos parceiros que sempre indicamos também que tem feito um excelente trabalho conosco.

 

Mas sempre nos posicionamos em uma escala de 0 a 100, considerando a missão da empresa App Maria em ser ponte para os clientes atingirem seu objetivo com nossos serviços, consideramos ser 30% (desenvolvimento), marketing 40% e o restante é operacional do aplicativo.

 

A importância desse item é muito grande em um projeto de aplicativo.

Sobre a App Maria

A empresa App Maria, tem como missão ser a ponte necessária para o cliente alcançar o seu objetivo usando os nossos serviços de desenvolvimento de aplicativo nativo, com processos inéditos e testados ao longo dos anos.

Último Episódio – PodCast
Inscreva-se na newsletter

Fique por dentro, só enviamos informações do mundo do desenvolvimento de aplicativo, inscreva-se, agora.

Encontre-nos

Endereço
Av. Jose Monteiro de figueiredo, 212
Cuiabá, MT, CEP: 78043-900

Horário
Segunda—sexta: 8h–17h30