Servidores para aplicativos – Qual escolher?

Servidores para aplicativos – Qual escolher?

Com base na nossa experiência, tivemos servidores de baixo custo e hoje utilizamos como o principal nos aplicativos desenvolvidos pela App Maria, o servidor do Google, pois além de ser apenas um servidor precisamos levar em consideração vários fatores, que listarei abaixo:

  • Custo benefício
  • Suporte para linguagens mais usadas na web
  • Segurança
  • Facilidade de configuração
  • Ferramentas para desenvolvimento (como functions)
  • Fácil manejo de faturamento

Diante de todos os itens acima, o principal que nos fez escolher o Google Servidores, foi a facilidade de desenvolvimento, pois tem inúmeras ferramentas inseridas e de fácil uso, diferente de servidores que só suportam websites, pois as ferramentas agilizam em torno de 55% do desenvolvimento do aplicativo.

Imagina contratar um servidor que só dá suporte para site, por exemplo, ter que configurar ferramentas como CRONJOB e outras que já vem inseridas e fácil de contratar para o desenvolvimento do aplicativo. Pois bem, isso tudo precisa ser levado em consideração ao contratar o servidor para hospedar o seu aplicativo.

O custo benefício é importante, pois assim que você contrata, até os dias atuais, o Google te dá U$ 300 dólares antes de cobrar no seu cartão de crédito, ou seja, enquanto está sendo desenvolvido a aplicação não é cobrado praticamente nada, começa a ser cobrado um valor de uso apenas após o término desse valor bônus, o que deixa caro o servidor? Geralmente é o banco de dados, pois o processamento precisa ser o máximo otimizado pelo DBA (Administrador de banco de dados).

Em seguida a segurança o Google da ênfase em suas propagandas dizendo sempre que o mesmo servidor do Google é o servidor que fica disponível para contratação, nunca ouvimos dizer que a Google foi invadida né? Então imaginamos que a segurança é excelente.

Existe outro servidor muito bom também que é o Amazon Web Service (AWS), é um preço bom, também tem o benefício de bônus nos primeiros meses para uso e assim como a Google, também é fácil de começar a usar e trabalhar, precisa de configurações do servidor, assim como o Google.

Para aplicativos nós sempre orientamos a aquisição de servidores que conseguem “performar” de forma a escalar grandes números de download e suporte de uso sem perder a qualidade.

Então sim, é importante saber exatamente qual servidor contratar no início do seu projeto, um aplicativo ele começa com zero downloads, mas chega a uma grande quantidade muito rápido, caso haja um MKT para aplicativos, bem aplicado.

Deixe seu comentário e divulgue o conteúdo se achou interessante.

 

Sobre a App Maria

A empresa App Maria, tem como missão ser a ponte necessária para o cliente alcançar o seu objetivo usando os nossos serviços de desenvolvimento de aplicativo nativo, com processos inéditos e testados ao longo dos anos.

Comunidade Sparkle – Hotmart
Baixe o App Sparkle
Encontre-nos

Endereço
Av. Jose Monteiro de figueiredo, 212
Cuiabá, MT, CEP: 78043-900

Horário
Segunda—sexta: 8h–17h30