Capacidade Argumentativa

Ultimamente temos visto alguns manifestos, os dias escolhidos quase sempre são as segundas ou sextas-feiras. Segunda sem isso, sexta sem aquilo. É interessante ver o quanto as pessoas se unem, seja para apoiar, por vezes sem compreender os interesses obscuros encobertos pelos uniformes que alegam defender um bem maior, ou para contestar o tema em questão.

Recentemente assisti um documentário sobre o Agro transmitido em um acesso pago de streaming, me assustei com a quantidade de informações desonestas sobre o assunto envolvidas por uma temática falaciosa.

No marketing, seja em propagandas ou materiais distorcidos para embasar manifestos, isso acontece de forma muito mais afrontosa. Não estamos generalizando, temos agências de publicidade idôneas. Só que temos também, outras que se destacam na arte da engan…., melhor dizendo, não demonstram domínio do tema abordado. Seja por descuido ou de forma intencional.

Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, descreveu diversas estratagemas contra a argumentação desonesta em sua dialética erística, visando “desmontar as artimanhas do debatedor capcioso”, que nos debates faz com que “o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro”. Seus ensinamentos poderiam ser esclarecedores frente a discussões e campanhas controversas. Suponho que tenhamos dificuldade em colocá-los em prática! Temos perdido nossa aguçada capacidade argumentativa ao longo do tempo (cabe a nós, recuperá-la).

Poderíamos usar o exemplo dos manifestos, só que com alguns ajustes da ideia, para tentar contornar essa situação. Vou me arriscar com algumas opções: “Segunda da informação”. “Sexta com conhecimento!” Você pode enviar sugestões mais criativas.

Seria um dia para cada um compartilhar dados e informações confiáveis sobre suas áreas de atuação. Imagina só, poderíamos buscar as matérias que nos interessam e ter acesso a um conteúdo fundamentado e verdadeiro. Aí sim justificaria aderir a movimentos que realmente representem aquilo que pensamos, e poderíamos defender nosso ponto de vista com argumentos sólidos!

 

Drª Emanuelle Beatriz

Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Sistemas Integrados de Produção Animal.
É produtora rural, consultora do Agro, empresária e uma entusiasta da transferência de conhecimento!

Instagram