Achismos

Aí o produtor começa:

“Quero reformar esse pasto, eu vi na TV que o melhor capim é tal, o que você acha?”

“Eu preciso comprar mais gado para ganhar mais dinheiro, o que você acha?”

“O que dá dinheiro mesmo é mexer com soja e milho.”

Dentre tantos outros achismos que escutamos por aí.

 

Bom, vamos lá…

Propriedades rurais são empresas rurais! Toda regra tem exceção! Quase sempre.

Nesse caso, a exceção é se a pessoa tiver um imóvel rural destinado para lazer. Fora isso, independente do tamanho, se trabalha, produz, comercializa e gera renda com essa propriedade, é uma empresa rural.

Como em toda empresa, é preciso ter organização, planejamento, gerenciamento, controle administrativo e financeiro, recursos humanos, contabilidade e gestão.

 

No Agro temos um pacote premium, que inclui ainda: clima, sazonalidade de produção, pragas, doenças, logística, frete, flutuação de preço das commodities, escassez de mão-de-obra, dificuldade de acesso à internet, além de outras particularidades regionais.

Não tem como levar como era feito antigamente, invernada e boi de 5 anos não pagam mais as contas. O mundo mudou, os negócios se transformaram e a pressão só aumenta a cada dia. Quando você pensa que domina uma área, lançam 10 produtos, 7 cultivares, 3 softwares e 2 novas técnicas de produção. Pronto, você já está desatualizada (o).

Como não temos bola de cristal, achar não é nada confiável.

 

Dados e informações embasam tomadas de decisão. É necessário anotar, acompanhar, observar, analisar, se informar e tomar as rédeas do negócio.

“EUquipe” não faz sucesso, montar um time, unir pessoas, propósitos em comum e realizar, é o que traz resultados a longo prazo.

Profissionais não acham. (Ponto final.)

Não existe capim milagroso, o melhor capim é o que for adaptado para as condições de clima e solo da propriedade. Primeiro passo, fazer análise de solo.

 

Comprar mais gado se não tiver manejo e alimento suficiente nem para os animais que já estão na propriedade, não vai fazer ganhar mais dinheiro, vai aumentar ainda mais o prejuízo. Primeiro passo, levantar a capacidade de suporte da propriedade.

Soja e milho dão dinheiro se o produtor der condições para que a planta expresse o seu máximo potencial produtivo. Faça o mesmo com o capim!

Geralmente, o segredo de negócios prósperos é ter bons líderes, profissionais especializados e confiança.

 

Drª Emanuelle Beatriz

Engenheira agrônoma, mestre e doutora em Sistemas Integrados de Produção Animal.
É produtora rural, consultora do Agro, empresária e uma entusiasta da transferência de conhecimento!

Instagram